Sua empresa enxerga o investimento em IA, ferramentas de automação e integração financeira como um gasto?
Enquanto o cenário econômico incerto leva muitas lideranças a priorizar o controle de custos imediatos, essa mentalidade ignora o verdadeiro custo da ineficiência.
O problema central não é necessariamente o preço da tecnologia, mas sim a descentralização de informações dos seus sistemas. Quando as ferramentas trabalham sem integração, sua empresa é forçada a lidar com uma série de problemas crônicos.
Tais como:
- retrabalho com alimentação e transferência manual de dados de uma ferramenta para outra;
- maior índice de erros devido a falhas na comunicação, na inserção e interpretação de dados;
- queda no potencial competitivo, em virtude da demora na tomada de decisões e desperdício de tempo em atividades não estratégicas.
O custo do "não investimento" é alarmante: um estudo da Forrester Research revela que empresas gastam em média 30% mais tempo em tarefas administrativas por utilizarem sistemas desconectados.
Para o gestor que busca maximizar o retorno, a integração financeira não deve ser vista como um custo operacional, mas sim um investimento estratégico de alto impacto no curto prazo.
Afinal, ela corrige fatores que impactam diretamente a saúde financeira e o potencial competitivo do seu negócio.
Neste artigo, vamos entender como funciona a integração financeira e por que ela é o melhor diferencial para manter sua empresa à frente dos concorrentes!
Boa leitura!
Por que a integração financeira é imprescindível no mercado atual?
Hoje, as tecnologias e estratégias baseadas em dados se alteram de maneira surpreendentemente rápida. Acompanhá-las, portanto, é um desafio muito grande tanto para os gestores, quanto para a equipe e até mesmo para os desenvolvedores.
Quando investimos em uma nova solução a ideia é que ela não se torne obsoleta no curto prazo, correto?
Isso, no entanto, não ocorre mais devido à evolução tecnológica, que demanda alterações, upgrades e novas versões com frequência. Sem a integração financeira e de outras áreas da sua empresa seria necessário alterar sua estrutura tecnológica antes mesmo do investimento ter seu retorno.
Afinal, no curto prazo as soluções já estarão obsoletas, o que altera seu desempenho, maximiza riscos e ineficiências. Ou você terá que investir cada vez mais para se manter atualizado.
Com a integração, por outro lado, é possível manter sua estrutura digital atualizada e adaptada para novas tecnologias. Permitindo, assim, a escalabilidade do seu negócio e o retorno sobre o investimento.
Outro fator que pode passar batido na análise de gargalos, que a integração financeira sana, é referente à transparência e governança tão demanda no modelo ESG.
Segundo Rodrigo Damiano, sócio da PwC Brasil:
Na prática, quanto mais integrado e auditável o seu negócio, maior a sua credibilidade no mercado. E sabemos o quanto isso impacta positivamente no mercado atual, não é mesmo?
E, por mais incrível que pareça, muitas ferramentas não oferecem funcionalidade compatíveis com essa demanda. Com a Ahlex, por outro lado, você não tem essa preocupação. Afinal, implementamos trilhas de auditoria automatizadas e integração segura, atendendo às exigências de compliance e ESG.
Por fim, você sabia que a falta de integração afeta diretamente o desempenho da inovação em IA? Isso porque o alicerce da inteligência artificial é o seu aprimoramento baseado em dados e testes.
E esse é um desafio para os líderes de TI, como demonstra uma pesquisa recente da Salesforce sobre o tema. De acordo com os entrevistados, “apenas 28% dos aplicativos estão conectados, em média, e 95% dos líderes de TI relatam que os problemas de integração estão impedindo a adoção da IA.”
Isso significa que sem integração, sua empresa terá muito mais dificuldade em implementar e aprimorar a Inteligência Artificial.
Vimos a urgência da integração financeira, mas e quais são as vantagens no dia a dia do seu negócio?
Vantagens da integração financeira e da unificação de sistemas

Nada melhor para visualizarmos os ganhos de uma solução tecnológica do que olhar para uma pesquisa com especialistas de TI, não é mesmo? Então, para os primeiros pontos, vamos nos basear na pesquisa da Salesforce, que citamos anteriormente.
- Sistemas e APIs facilitam o acesso e a análise de dados que embasam um crescimento sólido. Afinal, conseguem conectar diferentes soluções. Inclusive, segundo o levantamento, cerca de 33% de toda a receita provém de APIs e ofertas relacionadas a APIs.
- Desbloqueio do potencial de receita e queda de custo. APIs de integração contribuíram para o aumento da receita de 39% dos entrevistados e para a redução dos custos operacionais de 35%.
- APIs de integração otimizam a eficiência operacional, melhorando a produtividade. Líderes de TI afirmam que as APIs aumentam a agilidade e a produtividade (48%).
Quando analisamos diretamente a área de automação de compras e gestão de fornecedores, os ganhos são extremamente impactantes:
Mais velocidade no ciclo de receita e pagamentos
A comunicação imediata, proporcionada pela integração de e-procurement e ERP, com a baixa automática dos recebíveis, acelera o Ciclo de Receita. Ou seja, temos a redução do DSO (Days Sales Outstanding), tempo médio que a empresa leva para receber seus pagamentos após uma venda.
Já no contas a pagar, a agilidade no processamento de remessas garante a boa relação com fornecedores e, claro, descontos para pagamento. O que pode melhorar o DPO (Days Payable Outstanding), indicador que mostra o prazo médio que a empresa leva para pagar seus fornecedores.
Governança e Compliance
Boas soluções de integração financeira permitem o desenvolvimento de uma Trilha de Auditoria automatizada. Desta forma, todo o percurso de dados podem ser registrados, com data, hora e até mesmo a origem e o destino de cada informação.
Isso facilita a demonstração de conformidade fiscal e regulatória, seja para auditorias internas ou externas. E, para além de compliance, a automação também minimiza o risco de fraudes, erros e duplicações.
Aumento da produtividade e redução do custo operacional
Um dos maiores ganhos da integração financeira é permitir que a equipe foque no core do seu negócio, na tomada de decisões estratégicas, planejamento e em funções mais analíticas.
Deixando para as ferramentas tecnológicas as atividades repetitivas, como coleta, segmentação e outras tarefas. Esse movimento reduz drasticamente o tempo dedicado a atividades operacionais. O que gera economia de tempo e de custos.
Visibilidade de fluxo de caixa em tempo real
Por fim, com a integração financeira, todas as transações do seu e-procurement, ERP e de outras ferramentas são registradas automaticamente. Isso significa que a sua equipe terá uma visibilidade em tempo real do fluxo de caixa.
Na prática, isso possibilita tomadas de decisões muito mais rápidas, assim como menor tempo de resposta a problemas, ineficiências e perdas.
Um exemplo prático deste ganho é a integração entre a Ahlex e os maiores ERPs do mercado, que permite baixa automática de recebíveis e visibilidade do fluxo de caixa em tempo real
Vale citar, no entanto, que existem diferentes formas de integração, que, claro, possuem necessidades e vantagens específicas.
Para ilustrar, se a sua empresa contrata um API de integração, ele será um intermediador na transformação digital. Por outro lado, você também pode investir em ferramentas que se integram entre si. A escolha de um e/ou de outro depende do seu modelo de operação, orçamento e necessidades.
O ideal, portanto, é contar com especialistas no assunto para analisar corretamente o melhor caminho para a transformação digital e para a integração financeira.
Como fazer a integração financeira com segurança: 3 dicas de ouro
Uma das maiores preocupações com a integração financeira é no quesito segurança, principalmente em relação ao vazamento de dados sensíveis.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece multas e sanções a empresas que podem chegar a R$ 50 milhões de reais, sem contar outros custos como investigação e correção de vulnerabilidades. Além, claro, do alto dano à reputação de um negócio.
Inclusive, de acordo com o levantamento da Salesforce, que citamos nos tópicos anteriores, 98% das equipes de TI relataram dificuldades para se integrar de forma eficiente durante o processo de transformação digital. E a falta de habilidades e as preocupações com a conformidade estão no topo da lista de desafios.
Mas, acredite, a integração financeira, se realizada da maneira correta, vai atuar como um aliado na segurança de dados. Afinal, teremos barreiras de proteção automatizadas.
É exatamente neste ponto que está nossa primeira dica de como fazer a integração financeira segura. Confira!
1. Invista em ferramentas com barreiras de proteção e que estejam em conformidade com padrões de segurança

Antes de investir em qualquer ferramenta, seja ela de integração ou automação, é fundamental verificar suas certificações de segurança. Tais como:
- ISO 27001: padrão internacional para gestão de segurança da informação;
- PCI DSS (quando aplicável): se a integração envolver o manuseio direto de dados de cartão de crédito (como gateways) é preciso seguir o padrão internacional que garanta a segurança no processamento de dados, para evitar fraudes e proteger informações sensíveis. A conformidade com o PCI DSS é obrigatória.
- Certificações específicas: cada modelo de negócio possui exigências de proteção intrínsecas.
- Testes de Invasão (Penetration Tests): a plataforma de integração deve passar por testes de segurança periódicos e independentes para identificar e corrigir vulnerabilidades antes que sejam exploradas.
- Auditorias: ferramentas e soluções seguras permitem e/ou oferecem auditorias para verificar a conformidade e os níveis de segurança.
A automação de processos se prova mais segura que ferramentas obsoletas, afinal, ela tende a se aprimorar de maneira muito mais eficiente. Mas cabe ao gestor escolher as soluções corretas.
2. O ideal é aplicar, na integração financeira, o princípio do mínimo privilégio
Outra dica de segurança muito importante para fazer a integração financeira com segurança é estabelecer o princípio do mínimo privilégio. De maneira resumida, trata-se da estratégia de determinar o menor nível de acesso e permissões. Ou seja, as ferramentas integradas devem poder acessar apenas o necessário.
Por exemplo, dentro da equipe, o analista financeiro terá acesso apenas a módulos financeiros, enquanto o RH se limitará à base da área de Recursos Humanos. Essa dica é importante para soluções únicas e principalmente para as integradas.
Desta forma, fortalecemos os níveis de segurança, reduzimos o risco de violação de dados e limitamos o impacto de possíveis erros.
3. Organize antes de integrar
Se sua empresa não conta com um especialista em integração, é possível que, ao integrar sistemas e soluções, você carregue erros e desorganização. E isso inclui pequenas falhas, como falta de padronização de nomenclatura, até as mais graves como gargalos de segurança.
Lembre-se: a integração financeira é uma estratégia potencializadora e não apenas corretiva!
Dica bônus: escolha uma solução personalizável

Optar por sistemas engessados, que dificultem a adaptação conforme a diversificação da empresa tornará esse processo extremamente ineficiente. Afinal, sabemos que a estratégia de integração financeira pode variar muito a depender do modelo de negócios, porte da empresa e seu planejamento.
Mas um alerta: cuidado com o excesso de personalização! O ideal é que a solução escolhida possua uma base pronta de integração com os principais sistemas utilizados no mercado.
Como é o caso da Ahlex, uma plataforma flexível e customizável para cada empresa, mas com conectores prontos para múltiplos ERPs, evitando custos extras e garantindo agilidade na integração
Afinal, existe um conjunto de ferramentas comuns e essa antecipação pode evitar etapas de criação e adequação. Tornando, assim, a integração mais onerosa e longa.
Dica de especialista
A integração financeira é imprescindível para a escalabilidade do seu negócio. Mas, para que essa estratégia seja realmente eficiente, é essencial contar com soluções que garantam segurança e agilidade. É aí que entra a tecnologia: APIs são fundamentais para conectar ERPs, plataformas de compras e sistemas financeiros sem retrabalho ou falhas de comunicação.
"A Ahlex se diferencia por oferecer conectores prontos para os principais ERPs do mercado (SAP, TOTVS, Oracle), garantindo integração rápida, segura e sem custos adicionais, tudo isso com uma estrutura preparada para acompanhar a evolução tecnológica e suportar novas funcionalidades, como Inteligência Artificial." João Guerino, HEAD de Produto e Desenvolvimento na Ahlex.
Não existe gestão sem integração financeira!
Com o avanço tecnológico cada vez mais rápido e mutável, a integração financeira, com unificação de sistemas, não é mais uma escolha. Ela é fundamental para que a sua empresa se mantenha competitiva e adaptável.
Afinal, novas soluções surgem a todo momento e contar com ferramentas que facilitem a transição e a comunicação com updates, setores e outros produtos vai agilizar seu processo de inovação e torná-lo muito menos oneroso.
Você não precisa manter uma estrutura obsoleta ao priorizar a redução de custo, muito pelo contrário. O investimento correto melhora a produtividade, diminui perdas e aumenta o potencial competitivo do seu negócio.
Conte com a Ahlex para uma área de compras mais ágil, inteligente e integrada! Nosso objetivo é automatizar processos, eliminar retrabalho e oferecer controle total com uma plataforma customizável para a sua empresa.
Desta forma, seus gestores podem focar no core do negócio com o suporte de uma solução que conecta compradores e fornecedores, integra com os principais ERPs do mercado e acelera decisões com Inteligência Artificial.
Fale com um especialista da Ahlex, agende uma demonstração gratuita, descubra o potencial da sua gestão e quanto é possível economizar e ganhar produtividade com a integração financeira!